domingo, 27 de novembro de 2011

Capricórnio

Capricórnio - 22 de dezembro a 20 de janeiro
"De ti, Capricórnio ,quero o suor de tua fonte, para que possas ensinar aos homens o trabalho.
Não é fácil tua tarefa, pois sentirás todo o labor dos homens sobre teus ombros.
Pelo jugo de tua carga, te concedo o Dom da Responsabilidade.
"
E Capricórnio retornou ao seu lugar.


Principal Característica: a disciplina.
Qualidade: responsável.
Defeito: a avareza.

Elemento: terra
Qualidade: cardinal
Polaridade: feminino
Planeta regente: Saturno
Exílio: Lua
Exaltação: Marte
Queda: Júpiter

Regido por Saturno, o "senhor do tempo e da razão", capricórnio representa a estabilidade, a praticidade, o esforço, a ambição, as conquistas sólidas e duradouras, a determinação em vencer obstáculos. Signo orientado para o trabalho, a disciplina, a persistência. Capricórnio é a ordem estabelecida, e também o esforço em direção ao cume das realizações. Características: responsabilidade, dever, trabalho, organização, prudência, seriedade, repressão, isolamento, depressão, dificuldade em relaxar, em sentir, pois está muito voltado para o aspecto prático e realizador. Capricórnio deve aperfeiçoar e desenvolver suas metas, com o objetivo de tornar sólidos e duráveis os frutos de seu esforço. Entretanto, deve aprender de seu signo oposto, câncer, a lidar melhor com a sensibilidade e as emoções.


Como reconhecer uma pessoa de Capricórnio

"Trabalhar é preciso - sem isso, viver não é possível". Se alguém tiver de cantarolar esta versão do famoso refrão, será certamente um capricorniano. Mas só na hipótese dele ser um capricorniano já entrado em anos, porque os cabritos mais jovens são tão sisudos e compenetrados que sequer sonham em assobiar, quanto mais gastar seu latim em musiquinhas. A vida é um negócio sério, seríssimo, para todo capricorniano, e depende de muita disciplina, cálculo e clareza de metas: por isso nenhum capricorniano perde o rumo com bobagens do tipo crises existenciais.

Um cabritinho já sabe exatamente, aos 7 anos, qual o cargo e a direção numa multinacional que ocupará aos 40. Daí em diante, isto é, depois dos 40, é que a boa vida começa verdadeiramente para o capricórnio. E quanto mais obstáculos o cabrito tiver de saltar - ou espatifar - para chegar lá, melhor. Eles vivem imersos em dificuldades como peixes n'água, totalmente à vontade. Cabritos nunca esperneiam ou se descabelam quando a coisa aperta, apenas seguem adiante, pragmáticos e impávidos.

Isto explica porque um cabrito jamais fracassa: ele carrega na sua bagagem genético-zodiacal a firme determinação de ser um vencedor. E "vencedor" tem um conteúdo muito preciso para este signo de terra, regido por Saturno, o mais severo dos titãs mitológicos: estabilidade, dinheiro e posição social, e todos os três para valer. Isto significa que a um cabrito-pintor, por exemplo, pouco se lhe dá aparecer nos jornais locais se seus quadros não atingiram a cotação do mercado internacional, e toda a crítica lisonjeira não lhe rendeu o aluguel de seis meses. Cabritos só admitem estar em evidência, isto é, xereteiem a sua biografia e se metam na sua vida, se isso reverter em dividendos concretos. Mas cabritos pintores são raros - o mais natural é encontrar cabritos-empresários, cabritos-executivos, cabritos-empreendedores e cabritos-milionários.

Perfil Detalhado do Signo de Capricórnio

Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio inaugura uma estação – o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, surge o capricórnio, cujo maior objetivo é a construção de algo que almeje o bem maior.

Como todo signo social (acima do horizonte), este é um signo mais devotado ao mundo das relações humanas do que ao mundo interno. Não que Capricórnio seja sociável como o é Libra, ou Capricórnio, mas é dedicado ao social na medida em que deseja realizar obras para a posteridade, colocando todo seu potencial a serviço da sociedade, daí seu grande controle pessoal sobre as paixões e sentimentos, essa característica que o torna um tanto frio ou distante aos outros.

Mais do que devotado ao que considera sua obrigação ou tarefa (o melhoramento das pessoas e das estruturas que atendem às necessidades humanas) Capricórnio se reveste de uma grande capacidade de resistir às frustrações, de se submeter às condições mais inóspitas para conseguir realizar um objetivo de longo prazo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seus méritos e de seu esforço.

O trabalho que faz e a segurança que deseja criar são conseqüências compreensíveis de seu modo de ser leal e determinado. Algumas vezes, Capricórnio parece tranqüilo, calmo até demais, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste signo, cujo glifo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas do sentimento ancestral.

Observador, de difícil aproximação, Capricórnio despreza a subserviência, a bajulação e o servilismo. Ao ponto de preferir "morrer de pé" do que ceder ao seu orgulho ferido. Fiel e confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.

Na saúde, Capricórnio rege os joelhos, que flexionamos em sinal de respeito ou auto-humilhação diante dos cultos, acenando para o atributo da obediência a uma lei maior, ainda que invisível, que move profundamente o signo. Os ossos e a coluna vertebral – aquilo que simboliza a estrutura do corpo humano, se relaciona ao Capricórnio, pois é da ordem de sua natureza a própria estrutura que mantém outras menores, assim como a coluna pé o que nos coloca de pé, na posição vertical.

Nas profissões, é o signo dos grandes administradores, dos políticos e de todos os que constroem projetos de enorme envergadura social. O Capricórnio está almejando sempre alcançar e permanecer no alto de uma montanha altíssima, onde possa olhar de cima o mundo e sua feira de vaidades, que no fundo despreza. A história e arqueologia, a administração pública, a pesquisa intelectual e acadêmica são preferenciais, pois criam o ambiente mais condizente com seu temperamento mais retirado e solitário. Todas as ciências humanas exercem grande atração para o Capricórnio, que aprende com elas a lidar melhor com os sistemas e estruturas que compõem a sociedade. Mas, em qualquer campo, Capricórnio deseja se destacar como o melhor, o "faixa-preta" em sua área, mesmo pagando um preço alto por isso, como a diminuição do tempo de lazer.

No amor, é um signo controverso. Sensual, gosta de carinho, mas teme quem se aproxima de repente; é fiel e constante e não deseja perder o que conquistou, pois demora muito a abrir seu espaço emocional e se fere com muita facilidade quando enganado em seus bons princípios. Altamente sexualizado, só consegue se expressar em um ambiente de confiança e amor, desprezando os aspectos frívolos da relação. Leva tudo à sério e assim espera ser tratado.

Seu elemento é a Terra, sua pedra é a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as pedras marrons e negras, seu metal é o chumbo, sua cor é o marron e o negro. Astro regente: Saturno.

Análise do Capricorniano

O Quinto Setor de um mapa solar se relaciona, entre outras coisas, ao sexo. Sua Quinta Casa Solar é Touro. Com Touro, suas necessidades são básicas, assim como complexas. Na área do amor e do sexo, você é vulnerável. Você comunica seus sentimentos. O amor é vida para você. Obviamente, você é um enigma. A combinação de Saturno (Capricórnio) e Vênus (o regente de sua Quinta Casa) fornece símbolos planetários que, por sua vez, lançam luz maior à suas atitudes sexuais. Vênus representa o amor; Saturno, disciplina. Saturno representa a paciência e Vênus o luxo. Você atrai muitos casos amorosos, envolve-se constantemente. Sua Sétima Casa, relacionada ao casamento, é Câncer, associado à Lua. A Lua, Saturno e Vênus pintam um quadro que nos mostra a necessidade de cordialidade, uma tendência a esbanjar afeições e um tremendo sentimento de insegurança. Mulheres de Capricórnio procuram proteção. Homens de Capricórnio possuem um forte instinto de proteção. Homens e mulheres de Capricórnio possuem ideais elevados, mas tendem a vagar em todas as direções ao mesmo tempo. Capricórnio, nessa área, é cauteloso quanto a revelar sentimentos verdadeiros. Mas quando a armadura é removida, os sentimentos fluem de uma só vez. Capricórnio é afetuoso, se entrega e, por vezes, se expressa de forma violenta. Alguns dizem que é mais submisso do que amante. Mas, na verdade, você se torna submisso quando sua afeição não é merecida. Você é um bom administrador dos negócios dos outros, mas pode perder o emprego quando se trata dos seus negócios. Corrija isso e sua vida inteira vai mudar; o amor se tornará realidade ao invés de um sonho. Sua disposição não é constante; está sujeita a altos e baixos. Você é possessivo, ama a idéia de estar amando, gosta de estar amando. Sendo nascido sob o décimo signo zodiacal natural, tendo Saturno como seu significador, você aprecia exercer o papel de gerente. Quando gerencia, planeja e calcula, não importando o quão elevados sejam seus motivos, você frustra muito de seu prazer. Você está sempre disposto a assumir a responsabilidade por seus atos. Isso é admirável, Capricórnio, exceto quando os outros, sentindo isso, tentam empurrar mais do que sua parte de culpa para cima de seus ombros. Casamento, para você, representa uma forma de segurança acolhedora, uma chance de construir, de começar de novo. Sua natureza amorosa é intensa. Sua memória é longa: se alguém que você adora trapaceia, tende a não perdoar essa pessoa, mesmo que, superficialmente, dê essa impressão. Para você qualquer coisa é possível. Você pode ser vingativo. Quando ama, se sua confiança não é abusada, seu amor é bom e duradouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário