terça-feira, 15 de novembro de 2011

Câncer

Câncer - 21 de Junho a 22 de Julho

"A ti Câncer, atribuo a tarefa de ensinar aos homens a emoção.

Minha idéia é que provoques neles risos e lágrimas, e a plenitude dos sentimentos.

Para isso Eu te dou o Dom da Família, para que tua plenitude possa se multiplicar.
"

E Câncer voltou ao seu lugar.


Principal Característica: sentimento.
Qualidades: empatia, sensibilidade.
Defeitos: possessividade, apego ao passado, instabilidade.

Elemento: água
Qualidade: cardinal
Polaridade: feminino
Planeta regente: Lua
Exílio: Saturno
Exaltação: Júpiter
Queda: Marte

O símbolo gráfico de câncer sugere um fechamento protetor, um "ninho", um abrigo, símbolo também da gestação e da maternidade. Primeiro signo da água representa a sensibilidade, o sentimento, a nutrição emocional. O caranguejo é de movimentos cuidadosos, protegido por sua casca, vivendo entre a água e a terra. Com suas antenas para a frente e o rabo para trás, o caranguejo expressa a fé e a gratidão. Signo regido pela lua, que é o domínio do inconsciente, das emoções, do sonho, da imaginação. Características: proteção, receptividade, sentimentos, sensibilidade, ternura, criatividade artística, intuição, carência, comportamento "lunático", fantasia, impressionabilidade, vulnerabilidade psíquica e emocional, insegurança, dificuldade de cortar o "cordão umbilical", de romper com o passado. O canceriano é um ser que vive em função de seus sentimentos e imaginação, com grande sensibilidade e intuição. Tem fases, como a lua...

Como reconhecer uma pessoa de Câncer

Eles são sensíveis, sensatos, solícitos e vivem em busca do tempo perdido. É fácil notá-los, e encantar-se à primeira vista: abrirão portas e puxarão cadeiras se forem caranguejos-macho, ou se oferecerão para consertar aquele abajur quebrado, se forem caranguejos-fêmeas, enquanto lhe contam o quanto, mas quanto mesmo, foram felizes na infância. O canceriano é um idealizador do passado, e para ele nunca houve época mais feliz que a época do ginásio, ou aqueles meses em que ele passava as férias com todos os primos, no sítio do avô, ou aquele dia muito particular em que ganhou a primeira bicicleta. Pode até não ser verdade - mas o conceito de verdade, para um canceriano, é totalmente sentimental. Esta é a marca registrada deste signo de água, regido pela Lua: eles são movidos a sentimentos. Realidade, para eles, é o que eles sentem, e nenhuma análise fria, objetiva, e matemática dos fatos vai convencê-los do contrário.

Não adianta, por exemplo, insistir que é melhor pegar um ponte aérea para passar o fim de semana no Rio, em vez de perder oito horas na Dutra e desmaiar de cansaço no sábado e domingo se eles "sentem" que o avião pode cair. Eles são tão amáveis e corteses que às vezes se demora para perceber o quanto são refratários a sugestões. Não ouse perguntar porque eles não vão ao teatro, se a última peça que eles assistiram foi em 1969 e as coisas evoluíram um pouquinho desde então. "Não vou porque não vou", ele lhe responderá provavelmente porque sente algo absolutamente incomunicável. "Porque sim" e "porque não" são as expressões mais freqüentes do repertório do caranguejo.

É que ele, apesar de conservador, é também um cara de lua. Suas opiniões variam barbaramente, indo num mesmo dia do grau zero ao grau máximo da escala Richter de emotividade. A instabilidade do caranguejo, porém, não tem nada a ver com a volubilidade do geminiano: enquanto aquele borboleteia entre duas idéias, este oscila entre vários humores. Mas seus ataques de melancolia passam tão rápido quanto vieram: basta que você ofereça um pouco de colo e ele terá de volta tudo que mais necessita, isto é, segurança, segurança e segurança.

Perfil Detalhado do Signo de Câncer

Em Câncer, é preciso digerir tudo o que foi feito anteriormente, assentar a criação em uma base firme, integrá-la no ambiente coletivo em que todos vivem para que ela possa ser incorporada, e também deixar suas sementes para um futuro que não se conhece ainda. E exatamente isso é que Câncer faz e assim irá agir na vida: interiorizando o que vive, assentando em sua vida o que aprendeu, criando um apoio para as pessoas que considera iguais – e daí criando o conceito de uma família, ou tribo – onde irá gestar e nutrir, acalentando sonhos, o futuro de toda a coletividade.

Instável como as marés, relacionada a este signo, que está sob a regência da Lua, o astro regente, Câncer se move de acordo com seu instinto de proteção, seu sentimento e suas emoções. Essa internalização é que corresponde ao tipo Câncer, que é sonhador, um pouco tímido, ligado no cuidado da prole, preocupado com o futuro, mas com um olho no passado, um signo de silêncio, de auto-proteção, pois a semente precisa estar cercada de cuidados para poder germinar na proteção do escuro, longe dos olhares e dos comentários.

Daí que dizemos que quando um projeto está sendo gestado, é melhor guardar segredo, não expor a notícia ao mundo, aguardando quando ela romper a terra e mostrar seus primeiros galhinhos verdes. Essa é a natureza Câncer. Para cumprir com essa função, de sentir o que é preciso para garantir a gestação, Câncer se torna ou um eterno sonhador, sedentário e apegado demais à pátria, à família ou às tradições, cheio de manias que considera fundamentais, ou se inibe, tornando-se resignado e melancólico.

Este signo inaugura o segundo processo trifásico dentro do ciclo maior de criação do universo, iniciado em Áries. (O primeiro processo trifásico compreende a ação e manifestação da idéia, que vai de Áries a Gêmeos).

Na saúde, Câncer rege os seios – que nutrem e alimentam - e o estômago – que processa o alimento digerido. Este último órgão é relacionado com um centro de energia (chakra=círculo) de sentimento responsável pela percepção do papel da pessoa dentro do universo, que tem direta relação com a germinação de uma semente – é preciso ter certeza de seu papel no todo maior que é o universo. Doenças e distúrbios nessas áreas refletem alterações nessas funções.

Na profissão, Câncer se destaca naquelas em que seu lado sonhador possa ser aproveitado. A história também é um campo privilegiado para Câncer, assim como todas as que se dedicam à proteção: da arquitetura (que projeta formas de proteção à família) até a psicologia (que promove o bem-estar da pessoa com seu mundo interno), passando pela decoração (que propicia o conforto no lar) e a gastronomia (que fortalece o organismo).

No amor, Câncer é o romântico por excelência, sentimental, que gosta da privacidade e dos pequenos momentos passados na companhia de quem ama, apenas sentindo o prazer da companhia. Imaginativo, Câncer sempre procura conservar o que tem e daí pode se tornar possessivo e carente de atenções quando relegado a segundo plano por causa de outros afazeres.

Seu elemento é a Água, sua pedra é o abalone, a madrepérola, a pérola e todas as leitosas e furta-cores, seu metal é a prata, sua cor é o branco-leitoso e o os tons pálidos e lavados do azul, do verde e do cinza. Planeta regente: não é um planeta, mas nosso satélite, a Lua.

Análise do Canceriano

Como você sabe, o temperamento dos outros tem efeito direto em suas próprias emoções e isso se estende até a área sexual. Seu comportamento ou atividade sexual tende a ser harmônico; o que significa que Câncer se concentra em dar em vez de receber prazer. Aparentemente, isso pode parecer nobre. Até certo ponto, é louvável. Sexo é um impulso poderoso; sem ele a vida deixaria de existir. Dar prazer em vez de receber pode criar um dilema. Se o ego de seu parceiro requer a satisfação de saber se ele ou ela proporcionou prazer, o seu comportamento sexual pode ser um problema. Seu impulso sexual é forte, uma parte muito importante de sua vida. Reconheça isso e receba satisfação assim como a oferece. Você estima a afeição; a proteção da família e a lealdade para os amados é uma parte vital de sua constituição. Mas, Canceriano, quando a lealdade cria "pontos cegos", então, o ajuste à realidade é necessário. Sua lealdade pode ser cega. É necessário, no que se diz respeito ao sexo, torna-se mais individualista, com necessidades,desejos e caprichos individuais. Isso é essencial se quiser obter a verdadeira satisfação. Por outro lado, você é tudo o que um amante poderia desejar: caloroso, doador, correspondente ao toque do amor. Mulheres de Câncer são amáveis e frequentemente, solitárias. Homens de Câncer são emotivos, sensíveis às circunstâncias. Se um romance termina, você é capaz de se ajustar ou reajustar. Raramente desiste de algo por nada. Você possui uma curiosidade saudável quanto ao sexo; às vezes, é difícil saber se o seu impulso é ditado pela paixão ou pela curiosidade. O Canceriano é idealista; seu desejo pelo sexo é direcionado à segurança e ao lar; indo direto ao assunto: seu impulso sexual é forte, mas ele não é, necessariamente, um fim em si mesmo. No sexo, como em outras áreas, seus adversários são o ciúme e a possessividade. Você considera o casamento uma aventura, que inclui o sexo. Quando se trata de sexo, tende a atrair opostos, ou seja, alguém que pode ser considerado como o opostos, ou seja, alguém que possa ser considerado o oposto da formação de seu caráter. Sexo, para o Canceriano, pode vir a ser um meio de mudar os hábitos, renovar o modo de viver. Seus olhos vagueiam mais que você; sua curiosidade é saudável, mas quando não tem escolha, geralmente, se dedica aos compromissos. Quando o amor não vai bem, você então se vira para a comida. E como seu corpo tende a reter líquidos, um romance infeliz pode resultar em um peso extra. Quando infeliz, come sem saborear; come apenas para compensar, e o problema de peso aumenta. Isso pode ser de certa forma um círculo vicioso; quando o amor azeda, a comida se torna doce. Controle o seu apetite; moderação é a saída. Você liga sexo à família, ao lar e a vida doméstica; no ponto de vista do Canceriano, é um elo contínuo. Às vezes, isso é construtivo, por outras, pode ser um engano. Você se torna uma pessoa menos excitante quando se prende à única atitude, que sexo deve estar ligado à família e ao lar. A área sexual é importante; mas no seu caso, há algumas lições óbvias.Você deveria aprender que sexo e reprodução não são, necessariamente, a mesma coisa. Para você, um elemento de mistério é necessário no prazer sexual. Abandone as noções sobre o que é ou não é necessário. Substitua pelo que é bom, prazeroso e satisfatório. Então, Canceriano, você terá boa aparência, se sentirá bem e, na verdade, você estará bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário