sábado, 12 de novembro de 2011

Touro



Touro - 21 de Abril a 20 de Maio
"A ti Touro, Eu dou o poder de transformar a semente em substância.

Grande é a tua tarefa, requer paciência; pois tens que terminar tudo o que foi começado, para que as sementes não sejam dispersadas pelo vento. Não deves mudar de idéia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço.

Para isso, Eu te concedo o Dom da Força. Trata de usá-la sabiamente.
"

E Touro voltou ao seu lugar.
Principal Característica: estabilidade.
Qualidades: lealdade, persistência.
Defeito: teimosia.

Elemento: terra
Qualidade: fixo
Polaridade: feminino
Planeta regente: Vênus
Exílio: Plutão
Exaltação: Lua
Queda: Urano

Touro é o símbolo da produtividade e persistência, do ritmo lento e decidido. É o primeiro signo do elemento terra, muito ligado às sensações físicas. A regência de Vênus dá aos taurinos afetividade, sensualidade e uma certa indolência. Signo que representa a busca de estabilidade e segurança, com tendência à possessividade e acumulação, o que gera dificuldade com as mudanças. Touro prefere os caminhos seguros e conhecidos. Características: paciência, persistência, sensualidade, busca de paz, praticidade, estabilidade, sentido da forma e estética, harmonia, beleza, acomodação, teimosia, obstinação, materialismo, ciúme, possessividade. O taurino motivado pelo afeto (ou pelo materialismo...) busca com muita dedicação os seus objetivos, mas deve perceber quando é necessário desapegar-se.

Como reconhecer uma pessoa de Touro

Se o touro tem uma ambição, é a de que o deixem sossegado onde está. Como, em geral, ele vai estar sempre bem instalado, cercado de belos móveis, boa comida e bebida de primeira, não há porque estranhar sua tendência ao imobilismo. Ninguém pratica melhor do que ele o velho ditado "mais vale um pássaro na mão que dois voando": enquanto o ariano se entedia se não está correndo atrás de uma causa (quanto mais perdida, melhor), o taurino se desespera se tem que alterar sua velha e boa rotina. Nada mais natural para um signo regido pela mais preguiçosa das deusas, Vênus. E a preguiça, ao contrário do que se diz, é uma admirável virtude: sem ela não seria possível relaxar e aproveitar as férias, relaxar e beber um bom conhaque, relaxar durante aquela maravilhosa massagem do seu japonês preferido, a até mesmo relaxar e sair da sala para tomar um cafezinho enquanto o chefe espuma e berra porque o trabalho não ficou pronto a tempo. Afinal, o mau humor do chefe vai passar, e o mundo continua ali, no mesmo lugar. Com seu modesto pragmatismo, o touro enfrenta as maiores crises sem chamuscar uma lasca de chifre. A vida, para ele, é simples e clara, e deve apenas ser bem vivida.

A notoriedade não o seduz: ele sabe que a fama não põe a mesa, e prefere os bastidores bem remunerados a sair em coluna social não tem como pagar o jantar. O poder é muito estressante e cheio de ambigüidades e artifícios, duas palavras que lhe dão alergia. As aventuras dissipam aquela rendazinha extra guardada na poupança, e isso um touro jamais vai suportar. Prudência, estabilidade, segurança material: se você encontrar alguém que prefira investir em imóveis a jogar na Bolsa, comprar ouro em vez de dólares ou trocar uma estadia num hotel cinco estrelas por uma liminária art déco (afinal, gasta-se praticamente o mesmo, mas a luminária dura), então você estará diante de um touro de raça.

Não pense, contudo, que ele só trata de negócios. Sua especialidade é outra: uma sensualidade que só tem paralelo com a do signo oposto, o escorpião. Com a vantagem de que o sensual taurino evita relações perigosas. Para que se meter num caso complicado, se o negócio, afinal, é apenas ser feliz?

Perfil Detalhado do Signo de Touro

Segundo signo do Zodíaco, Touro tem a função de estabilizar as conquistas e os caminhos abertos por Áries, e por isso mantém os pés bem firmes na terra, agüentando com paciência o que muitos outros abandonam pela metade.

Quer uma vida simples, que pode chegar ao conformismo, pois é um signo um tanto preguiçoso na hora de mudar. É ele quem tem o papel de concentrar, nas realizações terrenas, todo o impulso e o desejo iniciados por Áries. Para fazer isso, só mesmo sendo muito ligado nas coisas da terra – um ser sensual por excelência, Touro compreende a beleza, aspira a ela e tem a obstinação necessária para superar todos os entraves à realização, no mundo concreto, de uma idéia, projeto ou inspiração. Daí, Touro torna-se teimoso, turrão, tem de levar à frente um projeto, de qualquer jeito.

É fácil compreender que, se o objetivo básico do Touro é realização e consolidação, é só a partir do valor que reconhece em algo que se torna capaz de se esforçar para realizá-lo. Daí que a palavra "valor" é mágica para Touro. Sem vislumbrar o valor de um projeto, ele pouco se anima a sair de sua posição. Essa necessidade de descobrir o valor de tudo está na base de sua preferência amorosa, profissional e existencial. Mas quando percebe o valor de algo – e isso implica em fazer uma escolha entre mil outras possibilidades – daí vai até o fim.

Para fazer isso, precisa ter um apuro e um refinamento com a natureza, uma intimidade com as formas da realidade que o torna alguém que conhece os meios corretos para tornar o que faz digno da admiração alheio. Connfiável e sólido, sabe fazer frutificar algo belo. Uma das características do Touro é ter “boa mão para plantar”, um dos indícios evidentes de um dom que pode se manifestar em muitas outras áreas de sua vida.

Na saúde, Touro rege a garganta e a tireóide. A garganta está relacionada com um centro de energia (chakra = centro) de sentimento, responsável pela aceitação e assimilação da expressão e do valor (pessoal), dois temas básicos do Touro, este signo da expressão artística e dos valores – material e imaterial.

Sem sentir que tem algum valor ou que pode expressar-se de maneira criativa, Touro adoece. Também é um centro de energia relacionado com o sentido do eu dentro da sociedade e da profissão que adotamos, o valor que damos ao que fazemos e a nossa capacidade de gerar valor com ele. Por isso, distúrbios nesses setores podem provocar alterações nessas áreas, até mesmo de quem não nasceu com o signo solar em Touro, mas possui o Ascendente ou a Lua posicionados ali.

Por ser um realizador muito firme, Touro se dá bem nas profissões artísticas (em todos os setores), naquelas em que se dedica à produção e à manutenção de um organismo ou sistema e nas profissões em que um trabalho imenso precisa ser feito. Ao contrário de Áries, prefere o conhecido, não gosta de se arriscar no desconhecido.

No amor, é sensual e pacífico, prefere usufruir o bem-estar dos sentidos, ao invés de se lançar em aventuras desconhecidas. Para Touro, a sensualidade dá o tom maior, e por isso busca as relações estáveis, que atravessem o tempo sem grandes complicações. Forte e sensível, é aquele amigo fiel que sempre tem uma observação realista e sabe cuidar muito bem das pessoas queridas.

Seu elemento é a Terra, sua pedra é a safira e o lápis-lázuli, seu metal é o cobre, sua cor é a da terra e o ocre, os tons de bege e cru, bem naturais, mas também o azul. Planeta regente: Vênus.

Análise do Taurino

Seu aspecto amoroso é forte, mas sexo e amor não são necessariamente a mesma coisa. Talvez ambos precisem um do outro, mas seria errado pensar que estão sempre juntos. Você atrai pessoas e situações incomuns nessa área, porque procura o que não é comum, é muito analítico e rapidamente entedia-se com a rotina no amor. A questão, Taurino, é que você pode afugentar o amor, sendo tão crítico. Você é sensual e tem grande capacidade para o amor; mas na área sexual pode ser muito exigente. Não que esteja consciente disso, mas seu planeta regente, Vênus, e o planeta Mercúrio, significador de sua Quinta Casa, combinam para indicar variedade, excitamento e análise. Essa é a palavra chave: análise. Você pode tornar-se extremamente consciente do que ocorre durante a intimidade. É a questão de ser capaz de se entregar ao prazer, sem comparações, sem cobranças, coisa que não é sempre fácil para o Taurino, na área sexual. Você não é o tipo de indivíduo que usa palavras bonitas e sem significado. Você geralmente diz o que pensa e se identifica com aquilo que diz. Seu amor pelo conforto leva-o a dividir com seus entes queridos pratos finos e excelentes acomodações para morar; e também realça sua natureza muito afetiva. Basicamente, você é fiel, mas se for enganado, procura pela desforra. Como o Canceriano, você muitas vezes associa o sexo à comida. Enquanto o Canceriano emagrece ao estar amando e ganha peso quando emocionalmente perturbado, você tende a ganhar peso quando sua vida amorosa está serena. Quando perturbado pode perder o interesse pela comida. Carinho: é o de que o Taurino mais precisa, principalmente quando tende a isolar-se, a fechar-se em si mesmo sem causa aparente. Guarde-se de afeições não merecidas, Taurino, escolhendo seu parceiro com cuidado, mesmo que leve tempo. Se acautele de relacionamentos onde haja muito "acordo" e "aceitação", pois o desafio desaparece e com ele o excitamento, inclusive sexual. Em todas as áreas o Taurino é um indivíduo que aprecia, avalia, discrimina, acalma; entretanto pode ser facilmente "satisfeito" apenas com o carinho, renunciando às outras qualidades. Acautele-se! Sexo, para você, está ligado à amizade e ao suprimento de esperanças e desejos. No relacionamento, é provável que nada seja satisfatório enquanto você nutrir o rancor. Mais do que para os outros signos zodiacais, o sentimento de segurança na área financeira tem muita importância para o Taurino. Preocupações com dinheiro podem atrapalhar muito seu desempenho sexual. Seus sentimentos são profundos. Você precisa estar seguro de seu parceiro. Você é apaixonado, afetivo, porém não lhe agrada a idéia de muita experimentação, pois seu modo de ver as coisas é basicamente convencional. Mas, estranhamente, você tem uma tendência natural a compreender as grandes faltas e condenar as irrelevantes... Você é um excelente conselheiro, mas quando o problema é consigo mesmo, tende a ser confuso. Como o médico que cura os outros, mas nunca a si próprio. Você não pensa duas vezes para falar dos defeitos do seu parceiro, mas se aborrece quando a situação se inverte. Não seja tão centrado no padrão habitual, a ponto de se recusar a mudar. A solução, obviamente, é ser flexível. Quando parar de confundir a tendência a ser analítico demais com bom gosto, estará no caminho de uma gratificação saudável, dando um verdadeiro salto em direção à felicidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário