sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ESOTÉRICO E EXOTÉRICO

Esotérico: esôterikos (grego) - no interior (esô- = dentro), implicando em intimidade, internalidade e privacidade da essência.
Etimológicamente, então, Esotérico se refere ao que está "dentro". Alguns autores até propoem o uso do termo “endoterismo” que facilitaria a compreensão de seu significado (um “conteúdo”, um “âmago” e uma “essência”) porque só pode ser visto e compreendido por quem está do lado de dentro.

Exotérico: eksôterikos (grego) - exterior, destinado aos leigos, popular (eksô– = fora). Exoterismo é, então, o oposto de esoterismo, significado algo que está disponível de forma pública, sem limitações ou universal (uma “aparência”, uma "vestimenta" e uma "decoração") porque pode ser visto e compreendido por quem está do lado de fora.

Todas as correntes esotérias buscam desvendar o sentido oculto e o verdadeiro significado da essência (a essência do esoterismo é ela mesma, esotérica).

Esoterismo pode, então, ser considerado como um conjunto de tradições e interpretações filosóficas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser vulgarizados e, por isso, são comunicados apenas a um restrito número de discípulos escolhidos (sentido iniciático).

Um fenômeno esotérico só pode ocorrer em um ambiente que possua as condições adequadas (necessárias e suficientes), uma vez que se trata de um processo intracorporal. O ambiente deve ser hermeticamente fechado, o contexto deve ser estruturalmente adequado e o acesso permitido apenas para os iniciados e portadores de palavras que lhes permitem passar pela porta de entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário